2005/08/22

Quem foi Claudio Ptolomeu?
Considerado um dos maiores sábios da antiguidade dedicou-se a diversos campos do conhecimento: matemática, geografia, física e especialmente astronomia. Defendia o sistema geocêntrico (sistema que coloca a Terra no centro do Universo, no qual o Sol, os planetas, as estrelas "fixas" movimenta-se em volta da Terra). A Igreja Católica viria a aceitar a sua tese como a correcta fazendo com que o modelo geocêntrico fosse aceito sem contestação durante os 14 séculos seguintes.
Não existem muitos conhecimentos sobre a vida desta grande figura. Claudio Ptolomeu terá nascido por volta do ano 90 d.C. em Ptolomaida no Egipto e terá vivo em Alexandria entre os anos 120 e 145.

Ele foi autor de várias obras, algumas delas já desaparecidas. Na astronomia ele sintetiza a obra de seus antecessores criando a sua obra principal: "A grande sintese" também conhecida como "O grande astrónomo" ou ainda por "Almagesto". Esta obra divide-se em 13 livros ou capítulos.

Segundo a tradição islâmica, Claudio Ptolomeu terá morrido aos 78 anos de idade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olà Patrick !

Venho de ler o teu blog: tem informaçoes muito interesantes! Coisas que não sabia...
Faz-me pensar que tudo o que eu sei acerca da astronomia, foste tu que me o insinaste desde da idade dos cinco anos! Não sei muito, muito, mas uma das coisas que eu sei, è identificar as constelaçoes, e è muito giro (e romantico tsss)!
Continua a dar informaçoes neste teu blog, eu sempre irei velo.