2007/11/17

Meteoros, Meteoróides e Meteoritos

Um meteoro, popularmente conhecido como "estrela cadente", é um repentino raio luminoso causado pela fricção de um meteoróide com a atmosfera, podendo atingir uma velocidade de 72 km/s. Um meteoróide é um pedaço de matéria que vagueia pelo espaço e suas dimensões vão de significativamente menor que um asteróide e significativamente maior que um átomo ou molécula. A origem dos meteoróides está nos asteróides (quando se dá colisão entre dois asteróides), nos cometas (quando estes perdem matéria, principalmente quando estão mais próximos do Sol) ou até mesmo podem ser fragmentos que vagueiam pelo Sistema Solar desde a sua formação. Um meteorito é o nome que se dá a um meteoróide quando este cai na superfície da Terra.

Os meteoros podem surgir a qualquer momento e de qualquer lugar do céu, porém, em determinadas datas ocorrem as chamadas chuvas de meteoros, que são causadas por nuvens de meteoróides deixados por cometas activos. Então, ocorre o surgimento de um número significativo de meteoros que parecem vir de uma mesma região do céu. Essa região do céu é chamada de radiante.

Como exemplo, podemos mencionar as Perseidas que têm esse nome por ter como radiante a constelação de Perseus. Esses meteoros têm origem no cometa Swift-Tuttle . As Leónidas têm o radiante na constelação de Leão e têm como origem o cometa Temple-Tuttle.

2 comentários:

Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.