2005/09/26

Astronomia vs Astrologia
Apesar da astrologia ter uma grande aceitação nas nossas sociedades não há dúvida de que existe um grande número de factos que demonstram que a posição dos astros não têm nenhuma influência na personalidade e no futuro de cada ser humano. Esta afirmação pode ser considerada polémica, mas se analisarmos este assunto com uma mente aberta e sem ideias pré-concebidas chegaremos a uma conclusão.
- Segundo a astrologia, a posição do Sol no momento do nascimento de uma pessoa, vai determinar o signo que a pessoa terá para toda a vida. Se por exemplo alguém nascer entre 21 de Março a 20 de Abril ela será do signo Carneiro, pois segunda a astrologia o Sol supostamente está, nesse periodo, na região da constelação de Carneiro. Aqui temos que ter em mente que as estrelas que constituem uma constelação não têm qualquer ligação especial entre si, é apenas uma convenção humana que serve para ajudar na localização um determinado objecto ou fenómeno no céu. Quando se diz que um determinado planeta está na constelação de Carneiro isso serve para sabermos para onde olhar para ver esse planeta, já a constelação não existe na natureza como um sistema de estrelas interligado. Não é de crer que as leis da natureza sigam as convenções humanas.
Um outro aspecto a considerar é que, mesmo ignorando o que foi escrito atrás, a astrologia iria falhar nos seus calculos. Tomando ainda o exemplo do signo Carneiro, os astrólogos baseam-se na ideia que o Sol atravessa aquela região do céu entre 21 de Março a 20 de Abril, mas essa era a posição do Sol nesse periodo há muito séculos atrás; nos tempos actuais o Sol atravessa a constelação de Carneiro entre 19 de Abril e 13 de Maio. Quer isto dizer que as datas dos horóscopos já não correspondem à realidade actual, só voltarão a estar "correctas" daqui a cerca de 23.000 anos! Nos tempos actuais o Sol não atravessa 12 constelações como há muitos séculos atrás, mas sim 13. Entre 30 de Novembro e 17 de Dezembro o Sol está na região da constelação de Ofiúco! Porquê que os astrólogos não levam isso em conta?
- Os astrólogos levam em conta apenas a posição do Sol, da Lua e dos planetas, não se entende o motivo de não considerarem a posição dos asteróides (alguns de grandes dimensões), dos satélites dos planetas (alguns maiores que o planeta Mercúrio e Plutão), não levam em conta a posição dos cometas... isso levaria a muitos calculos adicionais e não seria muito cómodo... talvez seja esse o motivo de eles ignorarem esses corpos celestes.
- Os corpos celestes não são corpos místicos, são objectos feitos da mesma matéria que nos rodeia, logo não faz sentido considerar que eles tenham qualquer influência mística nas nossas vidas a ponto de influênciar a nossa personalidade e o nosso futuro.
Estes são apenas alguns factos que demonstram que a astrologia não tem bases em que se apoiar. É claro que cada um é livre em acreditar no que acha ser certo mas não deve de ignorar certas evidências.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há duvida que as permissas inerentes a este astigo estão certas. No entanto como se pode explicar que alguém, neste caso um astrologo especializado, consiga definir, apenas tendo como base os dados pessoais do nascimento, a personalidade da pessoa, antecedentes familiares, profissionais, vivenciais,entre muitos outros factores,e mesmo realizar projecções futuras com uma precisão assustadora? Na verdade isto acontece!! E ninguém o consegue explicar

Patrick Francisco disse...

Olá Isa! Muito obrigado pelo seu comentário. É sempre boa a troca de ideias divergentes, pois ninguém é dono da verdade.

No seu comentário, você se questiona sobre a suposta capacidade dos astrólogos profissionais acertarem naquilo que dizem. Creio que as coisas não são bem assim... Quanto às previsões em relação ao futuro, em 1988 foi publicado um livro (Astrology: True or False) em que analisava cerca de 3000 previsões feitas por vários astrólogos e organizações astrológicas conhecidas durante um espaço de 5 anos, somente 10% das previsões estavam certas, abaixo das previsões dos analistas nesses assuntos abordados. O que me parece é que as supostas previsões correctas são faladas até nos orgãos de comunicação social, mas "esquecem" de referir as muitas (a grande maioria) das previsões que não aconteceram. Qualquer pessoa que tente fazer muitas previsões sobre o que vai acontecer amanhã, provavelmente irá acertar em alguma, mas falhará na grande maioria. É importante não só vermos os "acertos" mas também os falhanços.

Quanto à personalidade das pessoas, as coisas nem sempre são preto no branco, é uma questão um tanto subjectiva. Uma descrição de personalidade que um astrólogo faça a uma pessoa terá grandes possibilidades de servir para muitas outras pessoas, diria mesmo para a grande maioria das pessoas.
Já foram feitas experiências nesse sentido, em que se chegou à conclusão que a taxa de acertos dos astrólogos era igual à taxa de acertos se uma pessoa realizasse essa experiência à sorte, sem seguir qualquer critério.

Muitas coisas poderiam ser ditas e aprofundadas, mas não é suposto aqui ser exaustivo. Fica aqui apenas um pequeno resumo daquilo que penso.